Aplicações do Telemarketing
Autor:
Sebrae Nacional
Fonte:
Programa como vender mais e melhor: manual do participante
Esta ferramenta pode servir de
apoio à força de vendas, pois reduz os custos de visitação e coloca o
vendedor em contato com a pessoa certa
Dentre as aplicações do telemarketing, pode-se citar:Geração de tráfego
O objetivo é aumentar o número de consumidores que frequentam a loja e ampliar as oportunidades de fechamento de negócios, por meio da otimização e regularização do trânsito na loja. É importante diluir os picos e reduzir os períodos de ociosidade da estrutura de atendimento.
O telemarketing auxilia da seguinte forma: consumidores são convidados a visitar uma loja, uma agência de banco ou uma revendedora de veículos, o que produz efeitos positivos sobre a imagem da empresa. Os motivos podem ser a apresentação de produtos, lançamento de uma nova linha, desfile de moda na loja, teste de um carro recentemente lançado etc.
Venda direta
A venda direta por telefone tem os seguintes objetivos:
- Atender confortavelmente desejos e necessidade dos consumidores, que não precisam sair de casa para realizar a compra;
- Criar um canal direto de comunicação com o mercado;
- Melhorar a imagem e, indiretamente, aumentar o tráfego;
A venda direta pode ser mais fácil junto a clientes ativos e inativos (porque já conhecem a empresa e seus produtos/serviços). A mala direta e outras mídias são recursos utilizados para concretizar a venda direta por telefone para consumidores potenciais, pois os apelos visuais são muitas vezes indispensáveis para facilitar a decisão de compra.
Apoio à força de vendas
Os objetivos do telemarketing, quando utilizado como apoio à força de vendas, são:
- Reduzir os custos da visitação;
- Facilitar a penetração dos vendedores;
- Colocar o vendedor em contato com a pessoa certa;
- Organizar o roteiro dos vendedores;
- Dinamizar os contatos com a clientela;
- Ajudar o vendedor na melhoria do desempenho, ao encurtar distâncias e diminuir trajetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário