A importância do telemarketing no negócio
O empresário deve considerar os diversos aspectos envolvidos nas modalidades de venda remota
Muitas empresas ficam presas à ideia
de que não possuem porte suficiente para utilizar técnicas de vendas
como o telemarketing (venda por telefone) e a internet. É claro que se
deve levar em conta a relação entre o resultado das vendas e o
investimento necessário para efetivar tais ferramentas. Tudo deve ser
feito com avaliação prévia e muito planejamento.
Recomendações:
– Avalie se empresas de seu ramo utilizam o telemarketing e a internet para aumentar as vendas. Se a resposta for positiva, com certeza você analisará esse investimento com muito mais seriedade;
– Busque contato com empresas especializadas em prestar serviços nessas áreas e procure avaliar casos de sucesso implementados;
– Procure conhecer a opinião de empresas não concorrentes suas que utilizaram esses canais de vendas, avaliando os resultados obtidos e as experiências adquiridas, e perguntando se é aconselhável investir nessas áreas.
As vantagens desses canais de vendas são:
– Asseguram grande taxa de penetração no mercado;
– Permitem a facilidade de utilização por grande parte dos clientes;
– Ganho de tempo;
– Contato com novos clientes;
– Aumento de vendas com baixo investimento.
Já suas limitações são:
– Não permitem diálogos (ou longos diálogos, no caso do telemarketing) diretos com os clientes;
– O telemarketing às vezes torna-se inoportuno e invasivo;
– Não existe o contato visual com o cliente;
– A qualidade da venda fica prejudicada pela falta de relação pessoal com o cliente.
Recomendações:
– Avalie se empresas de seu ramo utilizam o telemarketing e a internet para aumentar as vendas. Se a resposta for positiva, com certeza você analisará esse investimento com muito mais seriedade;
– Busque contato com empresas especializadas em prestar serviços nessas áreas e procure avaliar casos de sucesso implementados;
– Procure conhecer a opinião de empresas não concorrentes suas que utilizaram esses canais de vendas, avaliando os resultados obtidos e as experiências adquiridas, e perguntando se é aconselhável investir nessas áreas.
As vantagens desses canais de vendas são:
– Asseguram grande taxa de penetração no mercado;
– Permitem a facilidade de utilização por grande parte dos clientes;
– Ganho de tempo;
– Contato com novos clientes;
– Aumento de vendas com baixo investimento.
Já suas limitações são:
– Não permitem diálogos (ou longos diálogos, no caso do telemarketing) diretos com os clientes;
– O telemarketing às vezes torna-se inoportuno e invasivo;
– Não existe o contato visual com o cliente;
– A qualidade da venda fica prejudicada pela falta de relação pessoal com o cliente.
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